quarta-feira, outubro 21, 2009

Avaliação dos professores


“Não podemos esperar mais”. O alerta partiu hoje de seis blogues animados por docentes e quatro movimentos independentes de professores, que subscrevem um manifesto em prol da suspensão urgente do modelo de avaliação.
O modelo de avaliação dos professores já parece uma manta de retalhos, pois foram muitas as alterações introduzidas. É tempo dos partidos da oposição, agora com maioria parlamentar acabarem com este modelo de tão má memória.
Sabemos que grande parte dos problemas das escolas se deve a politicas de esquerda, que pouco a pouco foram tirando autoridade aos professores e a um seguidismo intelectual de que enferma todo o sistema no que toca às matérias a ensinar.
Precisamos de restaurar a autoridade do professor, precisamos de uma escola onde se aprenda e não uma produtora de diplomas, precisamos de conteúdos de ensino que reflictam a verdade, a ciência e a historia.
Os professores têm de ser avaliados, como qualquer outra classe profissional, que essa avaliação sirva separar o trigo do joio. Que essa avaliação sirva para afastar do ensino os maus professores e premiar os bons. Que essa avaliação não se baseia em critérios igualitaristas, tão nefastos na melhoria profissional de qualquer classe.
Temos de deixar de ver a escola como um imenso recreio, como uma máquina de fazer diplomas.
Os professores precisam de autoridade, as passagens de ano não devem ser administrativas, como convida o actual legislação, o ensino deve ser diversificado, para podermos dar cursos técnicos aos menos capazes e para que quem entre nas Universidade esteja realmente preparado para as dificuldade inerentes a um curso superior.
O professor tem que voltar a ser um exemplo para todos nós e não um companheiro mais velho, a quem se pode faltar ao respeito e que muitas vezes não se dá ao respeito.

Sem comentários: