quinta-feira, abril 24, 2008

PE: Detectadas fraudes na contratação de assistentes e serviços por parte dos eurodeputados


Uma investigação confidencial publicada internamente em Fevereiro último conclui que há irregularidades na gestão do orçamento destinado à contratação de assistentes e serviços por parte dos eurodeputados. O documento de 92 páginas, que demorou 14 meses a ficar concluído. Cada membro do Parlamento dispõe de uma soma de 15.500 euros por mês para pagar serviços ou a assessores que os ajudem a realizar as suas tarefas.

A auditoria conclui igualmente que 79 por cento dos pagamentos auditados não contabilizava correctamente os impostos e que em 90 por cento dos contratos não se pagava segurança social , bem como que 83 por cento das pessoas ou serviços contratados não constava dos arquivos belgas de empresas que forneceriam este tipo de serviços. Chega a haver um caso flagrante de um eurodeputado que era o próprio dono da empresa contratada. Outro eurodeputado contratou a própria mulher para ser sua assistente.

O dinheiro destinado aos assistentes do PE ascende a 140 milhões de euros, cerca de dez por cento do orçamento anual para esta instituição. "O Parlamento Europeu não preparou medidas concretas para melhorar o sistema actual.

Sem comentários: