quinta-feira, abril 10, 2008

Ramal da Lousã


Todos os dias cerca de três mil pessoas utilizam o Ramal da Lousã em deslocações para o trabalho, para as escolas ou para aceder a diversos serviços públicos só disponíveis em Coimbra. É também uma ligação que poderia ser potenciada como factor de desenvolvimento do aparelho produtivo e da região. Incompreensivelmente, há quase vinte e cinco anos que não há qualquer tipo de investimento por parte das entidades públicas nesta linha.

As indefinições a que tem estado sujeito o projecto do Metro Mondego têm preenchido os órgãos de comunicação social durante as últimas semanas. É incompreensível como é que um projecto que já custou dezenas de milhões de euros ao orçamento de Estado continua envolto em contradições, que parecem ser tanto maiores quanto mais se vai conhecendo o projecto.

É ainda mais preocupante quando muitas das informações que são já conhecidas parecem demonstrar que os utentes que frequentam a actual ligação entre Coimbra-Parque e Serpins nada ficarão a ganhar com a transformação do Ramal em Metropolitano Ligeiro.

No dia 16 de Março realizou-se em Miranda do Corvo uma reunião de trabalho de utentes e outras pessoas que se têm preocupado com o futuro do Ramal da Lousã para discutir aspectos relativos às novas alterações que se anunciam para este troço ferroviário num futuro próximo.

Nesta reunião, em que participaram cerca de duas dezenas pessoas dos três concelhos servidos pelo ramal, saíram as seguintes iniciativas:

- Criação do “Movimento de Defesa do Ramal da Lousã”, incorporado por todos aqueles que assim o desejarem, no sentido de defender a modernização e electrificação do Ramal da Lousã, com a manutenção da ligação à rede ferroviária nacional.

- Lançamento de um abaixo-assinado, que estará disponível tanto em papel como na página de Internet, que defende a prévia ponderação da modernização e electrificação da linha antes de se avançar para transformações definitivas no Ramal.

- Marcação de uma nova reunião para dia 12 de Abril, aberta a todos os que quiserem participar, às 21.00 horas.

Sem comentários: