sexta-feira, abril 18, 2008

Chineses boicotam produtos estrangeiros em protesto contra comentário de analista da CNN


A guerra de propaganda do governo da China contra a média estrangeira, acusada de manipular informações sobre o país, ser injustamente favorável ao Tibete no episódio dos conflitos em Lhasa e "ferir o sentimento do povo chinês" - subiu de tom na quarta-feira. Em resposta ao comentário do analista político Jack Cafferty, da rede de TV americana CNN, que disse que os produtos exportados pela China são "um lixo" e os governantes, "basicamente o mesmo bando de estúpidos e assassinos que sempre foram nos últimos 50 anos", a média estatal e os sites de notícias chineses estamparam a "indignação do povo chinês" em suas capas e páginas na internet.
Num tom reaccionário e xenófobo, a imprensa publicou editoriais contra a rede e contra os jornalistas estrangeiros, acusados de estarem predispostos a falar mal do país. Na internet, um grupo de chineses nos EUA fez um abaixo-assinado online para pedir que a CNN se desculpe e que, na tarde de quarta-feira, já tinha 50 mil assinaturas. Outro site contra a "manipulação da média estrangeira" foi criado na sexta-feira e já conta com 1,2 milhão de assinaturas de protesto contra a imprensa internacional, "especialmente a CNN e a BBC".
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Jiang Yu, exige que a CNN peça desculpas públicas aos chineses. A CNN, por sua vez, emitiu um comunicado em que ressalta que nem a rede nem o comentarista quiseram ofender o povo chinês.

3 comentários:

osátiro disse...

Mais uma tribo enorme-+ de 1 bilião- que não consegue conviver com a crítica e a tolerância.

Só falta dizer que a culpa é do Bush.
Reacção corajosa teve a França pelo Ministro Francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, que manteve as críticas a Pequim quando questionado sobre o boicote ao Carrefour!
Felizmente, há 1 potência mundial para fazer frente a mais esta tribo totalitária.
Abraço.

Robespierre disse...

E ainda são as vítimas!

Condor disse...

http://nacionalistas.wordpress.com/2008/04/19/presentes-a-25-abril-lisboa/