domingo, abril 13, 2008

Diz Não a este acordo


Dia 15, o já famoso dia D, será, segundo os sindicatos, o dia em que vão explicar o acordo aos professores. Não sei que tipo de explicação poderá haver nem a quantos ou quais professores isso será feito. Era importante que todos procurassem falar com os sindicatos e os informassem se desejam ou não que o acordo com a Sinistra Ministra seja assinado no dia 17. É importante que haja uma enorme mobilização dos professores para recusarem este acordo que mais não é que a aceitação deste modelo de avaliação, para o sistema de carreiras, para o processo de gestão e para tudo o mais que querem impor aos professores. Esta Ministra tem mostrado não ter qualquer consideração por uma carreira a que chamou de “professorzecos” e a quem tem tratado abaixo de cão. Será possível haver algum acordo com tal gente?
Digam NÃO à assinatura deste acordo.
Como já aqui tinha escrito todo este movimento sai da lógica dos sindicatos e dos partidos. Como tal os professores não aceitam de bom grado as habituais negociatas entre sindicatos e governo, até porque têm más recordações. Como também já o escrevi muitas vezes, os sindicatos fazem parte do sistema, a sua missão suprema é fazer-nos acreditar que estão lutando ao nosso lado, no entanto e sobretudo nos últimos anos os burocratas que deles se apossaram, nada mais fazem que controlar os trabalhadores numa atitude manifestamente contra-revolucionária.
É na rua que se resolvem os problemas dos trabalhadores, não nos gabinetes bem equipados com ar condicionado e sofás apeláveis dos lacaios do sistema.

Sem comentários: