sexta-feira, abril 25, 2008

Exército israelita dispersa manifestação contra colónia ilegal na Cisjordânia


O Exército israelita dispersou nesta quinta-feira manifestantes palestinos e israelitas que ocupavam o colonato ilegal de Yad Yair, próximo de Ramallah, na Cisjordânia, para protestar contra sua conservação.
"O colonato ilegal simboliza a colaboração entre o Exército e os colonos. Se nós conseguimos o controle do local sem problemas, o Exército também pode conseguir", declarou um manifestante pacifista israelita.
Cinquenta activistas apoiados por pacifistas internacionais tomaram o controle do colonato, que estava vazio, durante várias horas e substituíram a bandeira israelita pela palestina.
O Exército israelita fez vários tiros para o alto para dispersar a manifestação, enquanto os colonos voltavam ao assentamento.
Três manifestantes, um israelita e dois palestinos, foram detidos, segundo jornalistas.
Israel comprometeu-se perante as nações Unidas a desmantelar as centenas de colónias ilegais na Cisjordânia, como parte das negociações de paz com a Autoridade Palestina. No entanto, até agora, a promessa não foi cumprida.
Para a comunidade internacional, todas as colónias nos territórios palestinos ocupados desde Junho de 1967 por Israel são ilegais, tenham ou não obtido autorização das autoridades israelitas.

Sem comentários: