domingo, agosto 03, 2008

GREL recria Casamento Tradicional no Talasnal


Este é já um dos eventos mais marcantes e simbólicos do Calendário de Animação das Aldeias do Xisto. A edição do ano passado encheu olhos e corações a quem a viveu de perto. No próximo dia 3 de Agosto, no Talasnal, recria-se um casamento
à maneira antiga e seguindo as tradições mais genuínas da cultura popular da Serra da Lousã.
No dia 3 de Agosto, a aldeia do Talasnal revive as tradições à moda antiga, no Casamento Tradicional das Aldeias de Xisto da Serra da Lousã, organizado pelo GERL – Grupo Etnográfico da Região da Lousã.
Este ano, ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores, o casamento realizar-se-á na Capela da Ermida de Nª Sra. da Piedade, a partir das 11h.Depois da celebração religiosa, noivos e convidados dirigem-se para a aldeia do Talasnal, passando por vários locais simbólicos.
É um dia em que são celebradas tradições ancestrais do concelho da Lousã. Um casamento transformado em festa, onde até os convidados irão vestidos a rigor, com os trajes antigos típicos daquela região, ou não fosse este o resultado de uma recolha etnográfica exaustiva sobre as épocas antigas. Também não faltará a tradicional Fatia – cesta com várias iguarias gastronómicas regionais – que, como manda a tradição, é distribuída por homens e
Mulheres da aldeia aos noivos e convidados.
As ruas do Talasnal enchem-se para ver passar os noivos sob o arco armado com colchas e toalhas de linho, lenços e peças em ouro, que dão as boas vindas ao jovem casal e seus convidados.

FONTE

Sem comentários: