quarta-feira, agosto 20, 2008

Jogos pouco olimpicos


As forças de segurança detiveram ou mantêm sob vigilância pelo menos oito cidadãos chineses que pediram para se manifestarem nas três áreas designadas para tal, não cumprindo assim um dos compromissos para a realização dos jogos olimpicos.

A ONG Chinese Human Rights Defenders (CHRD) acusou neste domingo (17) o governo chinês de não cumprir os compromissos assumidos por causa dos Jogos Olímpicos onde estava contido, permitir a liberdade de imprensa e de manifestação.

"A China castigou as pessoas que concederam entrevistas a jornalistas ou solicitaram permissões para se manifestar, o que rompe sua promessa de permitir a liberdade de imprensa e as manifestações nas 'regiões de protesto durante os Jogos", disse a organização.

"Se o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os líderes dos EUA e a União Européia (UE) mantiverem seu silêncio, perante as promessas quebradas que receberam em troca de seus pedidos de liberdade, perderão sua credibilidade e transformar-se-ão em cúmplices dos abusos da China Olímpica", diz a nota.

A CHRD documenta três casos de desapropriados e activistas que foram detidos após conceder entrevistas à imprensa estrangeira: Zhang Wei e Ma Xiulan, que se manifestaram ao sul de Praça da Paz Celestial, e Wang Guilan, que concedeu uma entrevista por telefone.

Outros oito peticionários foram detidos ou encontram-se sob vigilância policial por "perturbar a ordem pública", após terem pedido a autorização para se manifestar nas três regiões designadas por Pequim para tal fim.

Os oito são He Xiul Ge Yifei, Chen Yunfei, Tang Xuecheng, Dan Chun, Li Jincheng, Liu Xueli e Ji Sizun, cidadãos de províncias que queriam denunciar em Pequim a corrupção imobiliária, expropriações ilegais e abusos policiais dos que são vitimas.

Neste sentido, o jornal independente South China Morning Post qualifica de "enbuste" a designação das três regiões, o parque Ritan, o Purple Bamboo e o Beijing World, ainda hoje desertas.

As administrações destes três parques disseram ao jornal que ainda não receberam nenhuma ordem da Polícia para habilitar as zonas para protestos, enquanto o gabinete de Segurança Pública não respondeu à pergunta de quantas solicitações receberam.

As áreas para protesto durante os Jogos Olímpicos foram criadas em Sydney 2000 e mantidas em Atenas 2004.

A maioria de protestos, pacíficos, foram feitos sem solicitação, como no caso dos activistas estrangeiros da Free Tibete Campaign, que sabiam de antemão que não iam receber a permissão por serem considerados como uma "ameaça contra a união nacional".

Os ativistas pró-tibetanos, que realizaram protestos quase diariamente, foram detidos e deportados a seus países de origem.

Quanto ao Repórteres Sem Fronteiras (RSF), as autoridades chinesas negaram o visto aos membros do grupo que planeavam viajar para Pequim para pedir liberdade de imprensa.

"É uma prova de que o Governo chinês não tolera nenhuma forma de protesto", assinala Matt Whitticase, porta-voz da Free Tibete Campaign.

Segundo anunciaram os organizadores de Pequim 2008, em teoria pode-se conseguir uma permissão para se manifestar nas áreas designadas tramitando uma solicitação com uns dias de adiantamento.

Analistas consultados pelo jornal disseram que a China, governada pelo Partido Comunista desde 1949, perdeu sua grande oportunidade para limpar sua má imagem por violações de direitos humanos permitindo alguns protestos.

Aos casos anteriores é preciso acrescentar que vários jornalistas estrangeiros foram detidos e mal-tratados ao tentar cobrir supostos atentados com bomba no oeste da China, enquanto na quarta-feira foi detido um jornalista britânico que foi tomado por um activista pró-tibetano, e os correspondentes denunciam que são observados e intimidados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Conheceço bem a China comunista e conhecço bem a China nacionalista. Uma um gigante a outra numa pequena ilha, mas que diferença fazem uma da outra, no entanto é o mesmo povo, falam a mesma língua, mas têm diferentes ideologias. Uma é comunista, vive na escravidão a outra é nacionalsita, vive em liberdade e prosperidade. Aqui pode-se ver como as ideologias políticas podem amaldiçoar ou abençoar um povo. A China comunista é um povo amaldiçoado, vivem por viver,na sua maior parte só sobrevive, enquanto que na Formosa, eles têm prosperidade e são felizes.