terça-feira, novembro 13, 2007

Operários à porta de fábrica para “segurar” património


Os operários de uma fábrica do concelho de Tondela, que deixou de laborar na semana passada, permaneceram, ontem, junto à entrada, de forma a impedir que as máquinas sejam retiradas e percam assim forma de reaver salários atrasados.
António Marques Ferreira é um dos 15 empregados da Mecoin, Indústria de Componentes Metálicos, SA, sedeada na freguesia de Nandufe, concelho de Tondela, que ao final da tarde de ontem se encontrava à entrada das instalações onde trabalhou quase duas décadas. Contou que a fábrica deixou de laborar terça- -feira e que há três dias que se vão "revezando para impedir que tirem daqui as máquinas". "Se retirarem de cá as máquinas e o património que sobra, nunca mais nos pagam os salários".
António Marques Ferreira relatou que "ao todo são cerca de 30 funcionários com salários por pagar. A maioria tem em falta cinco meses e meio de ordenados e os subsídios de férias e Natal".
Fernando Marques, um dos operários, contou que no sábado tentaram impedir que "um camião com cerca de 17 toneladas de material fosse retirado. Disseram que era sucata, mas na verdade tinham material que dava para laborar". Também na sexta--feira, "fomos surpreendidos, sendo traídos por dois ou três colegas que ajudaram a que levassem algumas máquinas, entre as quais um robot, tudo com um valor aproximado de 50 mil euros", relatou.
A Lusa tentou contactar o sócio-gerente da Mecoin, que se escusou a prestar declarações.

FONTE

Sem comentários: