sexta-feira, novembro 23, 2007

A Nódoa


No final do ano passado, as dívidas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) atingiram os dois mil milhões de contos, mais 40,9% do que os valores atingidos no final de 2005.
Só os hospitais-empresa que integram o SNS pesam, nesta dívida, 42,5% - as suas dívidas, aliás, cresceram em 2006 mais de 50%, quando comparadas com o ano anterior.
Estes números constam de uma auditoria, feita pelo Tribunal de Contas, ao estado financeiro da Saúde pública, nos dois primeiros anos de Governo de José Sócrates e constituem um retrato devastador do sector.
O ministro da Saúde, Correia de Campos, em declarações à agência Lusa, não quis comentar o teor deste relatório, tendo, no entanto, dito estar «optimista face aos progressos na gestão financeira» do SNS.
A verdade é como o azeite este governo é responsável pela perca de qualidade na saúde, mas também pelo aumento da despesa.
Menos hospitais menos maternidades, menos serviços de atendimento permanente, menos profissionais de saúde, os hospitais a rebentar pelas costuras, listas de espera intermináveis e tudo isto para ainda nos sair mais dinheiro do bolso.
Não restam mesmo duvidas “este governo não vai cair porque não é um prédio vai sair com benzina porque é uma nódoa”.

FONTE

Sem comentários: