domingo, fevereiro 01, 2009

A ponta do iceberg


Ao mandar fechar a prisão campo de Guantanamo, Obama apenas mexeu na ponta do iceberg. Por todo o mundo os americanos possuem prisões secretas, onde um sem número de fantasmas é mantido enclausurado. Estas prisões conhecidas como “Sítios Negros” foram autorizadas por Bush a seguir ao dia 11 de Setembro, no entanto só seis anos depois é que foram faladas quando rebentou a polémica das torturas nas prisões politicas americanas.
As primeiras prisões foram criadas no Afeganistão na base de Bagram, onde os prisioneiros eram interrogados antes de serem enviados para Guantanamo.
Conforme as detenções foram aumentado, a CIA teve necessidade de expandir estes campos e a Tailândia foi o país que se juntou à rede que pretendiam implementar por todo o mundo. Polónia e Roménia foram os países que se seguiram e tudo leva a crer que o alegado estratega do 11 de Setembro Sheikh Mohammed tenha estado detido em Szymany um aeroporto no norte da Polónia.
As bases americanas nos Balcãs, o Campo Eagle na Bósnia e o Campo Bondsteel no Kosovo, também foram usadas como campos de detenção e tortura, sendo que Bondsteel pode ser considerada uma versão mais pequena de Guantanamo.
Também foram detectadas prisões deste tipo no corno de Africa. A antiga base da Legião Estrangeira Djibouti foi usada para prender algumas dezenas de pessoas nestes últimos dias.

Sem comentários: