sexta-feira, janeiro 18, 2008

A viagem do cow boy


George W. Bush visitou durante uma semana vários países do Golfo Pérsico, depois de uma passagem por Israel e pelos territórios palestinianos, numa deslocação em que repetiu por várias vezes a necessidade de enfrentar a ameaça iraniana. Washington suspeita que Teerão esteja a usar o seu programa nuclear para desenvolver bombas atómicas e acusa o país de ser o principal financiador e fornecedor de grupos terroristas activos na região.
George Bush gastou sete anos desperdiçando centenas de biliões de dólares e as vidas de centenas de milhares de pessoas inocentes espalhando a sua versão de liberdade e democracia, estilo Texas. Agora que lhe resta menos que um ano no seu lugar, vai pela primeira vez ao Médio Oriente, reiterando os mesmos velhos slogans acerca da glória de todas as coisas norte-americanas, e oferecendo absolutamente nada em termos de trabalho construtivo para resolver a crise causada não pelo Irão, mas sim por Israel e a sua determinação em quebrar a lei internacional. Como seu aliado principal, os EUA são o principal parceiro de Telavive nos crimes que comete.
Alguns receberam com bom agrado a proposta que Israel deve deixar de construir mais colonatos e que se retire das terras ocupadas em 1967. Mas é o mesmo que pedir a um criminoso para não roubar mais. Quanto às sugestões que Israel pague reparações para as propriedades palestinianas ocupadas ilegalmente, isso cabe aos palestinianos, não a um senhor de Texas ocidental cuja percepção da política internacional deixa muito a desejar.
E no que diz respeito a “liberdade e democracia”, que interessante ver o George Bush a proferir estas palavras, ao lado dos velhos e bons amigos da sua família, a família real saudita, que lidera um dos regimes menos democráticos no planeta e que não foram totalmente na conversa pois classificaram o Irão como um país importante para a região.
Bem tentou o presidente norte-americano semear a divisão entre os países do médio oriente, mas mais uma vez o tiro saiu pela culatra. A sua viagem, para consumo interno devido à aproximação das presidenciais, não teve o efeito esperado
Um exemplo da perigosidade de Presidente Bush foram as referências belicosas ao Irão, o país que prossegue um programa nuclear pacífico, como é seu direito sob a lei internacional. Onde estavam as referências ao arsenal nuclear de Israel, no Deserto de Negev?
A frase “Irão deve ser confrontado” é um sinal claro daquilo que vem ai no futuro é um aviso a Teerão para se preparar para uma campanha de mentiras para justificar uma eventual invasão. Se, nas palavras de George Bush, a luta contra o extremismo é a luta dos nossos tempos, então é precisamente esse extremismo que o regime de Bush tem fomentado pelas suas políticas desde 2001.
Mas o melhor de tudo foi a afirmação que as gerações futuras de historiadores iriam louvar a sua política no Iraque. Não vamos fazer o Presidente esperar…
Os milhares de mortos que a invasão fez provam que a verdadeira arma de destruição massiva é a politica imperialista do governo norte-americano

Sem comentários: