domingo, janeiro 06, 2008

Anadia promete protestar até à reabertura das urgências



"Logo no primeiro dia em que as urgências da Anadia encerraram tivemos casos de cidadãos daqui que foram às urgências de Coimbra e estiveram oito horas à espera de atendimento. Isto é inacreditável!" Quem faz esta denúncia é José Paixão, porta-voz do movimento Unidos Pela Saúde. Apesar de o serviço ter encerrado no dia 2, os utentes do Hospital José Luciano de Castro, na Anadia, não se conformam e prometem continuar os protestos. "Já temos iniciativas planeadas até à Páscoa", adianta José Paixão.
Na sexta-feira, terão sido cerca de 600 os que se manifestaram em mais uma vigília à porta do hospital. Desta vez, levaram dois caixões, "símbolo das macas que o senhor ministro nos quer der", conta este utente, referindo-se às promessas de Correia de Campos de que iria melhorar o serviço do hospital com, entre outras coisas, o reforço no número de macas e ambulâncias.

Em entrevista à RTP, o ministro da Saúde garantiu que as mudanças trarão mais-valias à população. Nas suas palavras, o hospital irá ganhar , entre outros, cirurgia ambulatória, consultas de saúde oral, consulta semanal de pediatria, equipa de apoio em cuidados paliativos e melhor equipamento de radiologia. Mas José Paixão contra-ataca: "A única coisa que nos prometeram e que ainda não temos é o serviço oral. O resto já tínhamos. E, ao contrário do que diz o ministro, temos vários médicos especialistas." E acrescenta: "Não há medida económica que justifique isto. O serviço da Anadia atendia 40 mil pessoas por ano. E a transferência para Coimbra é catastrófica, porque é um hospital já muito sobrecarregado. Antes, ficávamos 3 ou 4 horas à espera. Agora, além da viagem, que tem de ser feita às nossas custas, vamos ficar ainda mais horas à espera para fazer coisas que antes resolvíamos em dez minutos na Anadia."

O movimento Unidos pela Saúde acredita que tem "100% de razão" e que vai conseguir reabrir o serviço de urgências. A próxima vigília será já na quarta-feira e está a preparar uma manifestação em Lisboa, ainda este mês, na qual gostava de juntar os movimentos de outras localidades para protestarem junto à Assembleia da República. Também tem planos para passar o Carnaval junto ao hospital. "Temos uma imaginação muito fértil. E, ao contrário do que pensa o senhor ministro, não nos vamos cansar."


FONTE

2 comentários:

j.lip's disse...

Porra! Que mania de continuarem a escrever "na Anadia" e "da Anadia"... ahaha Se calhar a Cãmra Municipal de Anadia é que não sabe que além de o ministro ser casmurro e não voltar a trás na decisão, não se escreve "de Anadia" mas sim "da Anadia" a seguir a "Câmara Municipal". hehe
Acho que o ministro tomou uma boa medida ao enviar as urgências, dignas desse nome, para Coimbra. mas há outras urgências menos graves que deveriam ser mantidas em Anadia 24h por dia!

Vítor Ramalho disse...

Como deve ter reparado a notícia foi retirada de um jornal e como tal não nos competia nem devíamos modifica-la.
Na minha modesta opinião os hospitais de segunda linha deviam para além de manter a urgências serem dotados de ainda mais valências.