sábado, janeiro 05, 2008

Portugal está a ter um novo rumo


Os presidentes das empresas portuguesas ganham, em média, 21,7 mil euros por mês, um valor 30 vezes superior ao rendimento salarial médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem, que se situa nos 720 euros.
O fosso entre ricos e pobres atingiu uma dimensão inédita. As diferenças salariais entre administradores e restantes trabalhadores podem explicar o agravamento das desigualdades.
"Portugal não pode continuar a ser um dos países europeus em que a pobreza e a desigualdade entre os que trabalham é maior". A afirmação consta do programa do Governo, mas os mais recentes dados estatísticos sugerem que o País detém e vai continuar a deter aquele que é um dos recordes menos cobiçados do mundo desenvolvido.
Contrariando a tendência europeia, Portugal é hoje não apenas o "campeão", mas também o Estado-membro da União Europeia onde as disparidades de rendimento mais se acentuaram nos últimos anos.
A nossa querida classe dirigente, entre bocas de falta de produtividade e queixas contra a dificuldade em despedir, vai tratando de se pagar principescamente, duma forma que chega a ser "ofensiva" e meter os lucros rapidamente nos bolsos...nem que o bolso seja uma conta num qualquer paraíso fiscal.

Sem comentários: