segunda-feira, janeiro 28, 2008

Pela sua saúde


A luta pela saúde continua viva na Anadia. Depois de mais um protesto com mais de mil pessoas já está já está agendada para quarta-feira uma nova acção de rua, desta vez em Lisboa, em frente à Assembleia da República, aproveitando a presença do primeiro-ministro e do ministro da Saúde no hemiciclo de São Bento.
O objectivo do Movimento de Utentes pela Saúde é deslocar até à capital meio milhar de pessoas em 10 autocarros, que estão previstos sair do Estádio Municipal de Anadia às 09:00 horas.
No entanto é de prever que outros movimentos mobilizem os seus conterrâneos para transformar este dia numa grande acção de protesto contra s politicas deste governo no que concerne à saúde.
Na quarta-feira todos os caminhos vão dar a Lisboa e os nacionalistas revolucionários irão estar presentes a fazer sua a causa do povo.
O relatório encomendado pelo Ministério da Saúde sobre a reorganização das urgências assume que, apesar das alterações propostas, 10% da população portuguesa fica a mais de 45 minutos de acesso a um serviço de urgência
Mas essa parte o Ministro não leu ou não fazia parte do relatório que lhe chegou às mãos.
Acrescente-se a isto o facto de muitos dos estudos terem sido feitos em magníficos sofás de gabinetes instalados em Lisboa, para não termos duvidas, que existem motivos para grandes preocupações. Isto se entretanto num local perto de si não abrir uma clínica privada. Poderá então o governo estabelecer parcerias com mesma e ficarmos todos entregues à bicharada o que quer dizer saúde tipo americano.
Não achais estranho que em locais onde o Ministro diz não haver utentes em número suficiente, nem necessidade de existirem serviços de saúde estatal, os privados vejam uma oportunidade de negócio. . É o caso da Hospor, detido pelo grupo BES Saúde e da Rede Nacional de Saúde Privada. O grupo Mello também tem previsto, ainda este ano, abrir uma clínica em Torres Vedras «com atendimento permanente».
Com aquilo que o governo anda a poupar na saúde o Ministério qualquer dia começa a dar lucro.
Mais morte menos morte, mais parto menos parto na estrada o negocio da saúde está montado.
Portanto pela sua rica saúde proteste.

Sem comentários: