sábado, novembro 03, 2007

Um ano sem Maternidade!


Às zero horas de amanhã, dia 4, cumpre-se um ano sobre o encerramento da Maternidade do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), por determinação da tutela. Um ano depois, a medida continua a causar polémica e a ser alvo da contestação popular. O Movimento Cívico "Nascer na Figueira" - que luta pela manutenção daquele serviço hospitalar - assinala hoje a data com duas iniciativas, o lançamento de um manifesto e a colocação de um outdoor na auto-estrada A14, em Maiorca, no sentido Figueira da Foz-Coimbra. Já o manifesto reitera o "descontentamento" do concelho face à medida governamental e destina-se a ser subscrito pelos cidadãos.

"Um ano de maternidade A14". É a frase inscrita no cartaz que hoje será colocado na acessibilidade que "passou a ser a maternidade dos bebés figueirenses".

"Um ano depois este manifesto e a nossa contestação continua a ser válida. A provar os nossos argumentos estão os sete casos de nascimentos em contexto extra-hospitalar ocorridos durante estes 12 meses", disse, ao JN, Silvina Queirós, porta-voz do grupo de cidadãos.

"Um por cento das crianças da Figueira da Foz nasceu fora de qualquer instituição prestadora de cuidados básicos ao parto e ao recém-nascido o que nos coloca na cauda da Europa. Apelamos a uma reavaliação no sentido da reabertura do serviço", exortou aquela responsável.

O encerramento do bloco de partos e as urgências de obstetrícia e ginecologia do HDFF, que levantou várias críticas entre a autarquia e os cidadãos, aconteceu a 04 de Novembro de 2006, altura em que as grávidas passaram a ser encaminhadas para as Maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto, em Coimbra (42 quilómetros), e Hospital de Santo André, em Leiria (54 quilómetros).

Sem comentários: