quinta-feira, janeiro 03, 2008

Ditadura sobre o proletariado III


O cerco aperta-se, agora uma reunião de trabalhadores em Coimbra, foi interrompida pela polícia.
Os trabalhadores protestavam e organizavam-se, visto terem salários em ataraso.
A Nordigal empresa concessionaria vai para três anos da alimentação na Maternidade Bissaya Barreto, para além de ter salários em atraso não cumpre o acordo salarial no que diz respeito às carreiras profissionais, este desrespeito para com os trabalhadores é do conhecimento da administração da maternidade, que no entanto renova o contrato com a empresada, e não tem problemas em chamar a policia para obrigar os trabalhadores a retomarem o trabalho.
Nos dias 16 e 17 os trabalhadores estará em greve, pelos seus direitos e pelos seus salários.
Contra o capital luta radical. Contra a exploração a corrupção e a miséria apoiamos a justa luta dos camaradas de Coimbra.
Para ganharem mos concursos públicos as empresas entregam orçamentos a concurso que muitas vezes estão abaixo dos custos. A lei é clara e manda os organismos estatais excluir imediatamente o concorrente que o faça. No entanto o estado faz vista grossa a estes preceitos para conseguir prestações de serviços mais baratas. No fim quem acaba por ser prejudicado é o trabalhador, com salários mais baixos categorias profissionais mais baixas etc. Se percorrermos da segurança à limpeza, isto é se verificarmos todos os sectores que prestam serviços ao estado o panorama é o mesmo.
Salários abaixo do estipulado, horas extraordinárias, trabalhadores não qualificados, enfim um rol de ilegalidades que parece agradarem a estado e a alguns patrões.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caros camaradas.
Fazendo uma pesquisa,encontrei este blog e este post que particularmente me diz respeito.
Agradeço desde já a vossa atenção para este problema.
Vou tentar deixar um resumo do que realmente se passou e o que se tem passado na Maternidade Bissaya Barreto(serviço de alimentação).
No mês de Setembro do ano passado a empresa Nordigal,SA tentou aplicar o horário laboral de 12 horas diarias a titulo exprimental,que seria de uma escala semana de 4 dias a cumprir as 12 horas e 3 dias de descanço.
Com a ameaça de quem não aceita-se,essas funcionárias seriam transferidas para outros locais de trabalho.
Alguns sectores da cozinha,conseguiram resistir esse horário não foi aplicado,mas existe 8 funcionárias (preparadoras de cozinha)que com algum medo aceitaram a titulo de um periodo exprimental.
Ao exercerem esse horário,ao fim de um mês fizeram um baixo assinado a pedir á empresa para voltarem de novo ás 8h diárias,nesse momento começaram os problemas graves.
*Três trabalhodoras efectivas á 12,10 e 9 anos na Maternidade Bissaya Barreto receberam cartas registas a comunicar-lhe que teriam sido transferidas para outros locais sem as minimas garantias de efectividade.
Teriam que se apresentar no dia 2 de Janeiro nos respectivos locais.
Essas trabalhadoras junta á encarregada pediram para alguém da empresa falar com elas o que lhe foi dito é que ela de nada sabia.
Recorreram assim,pedir ajuda ao vosso sindicato.
O sindicato de imediato tentou resolver a situação,fazendo um telefonema para a sede da empresa no Seixal,em que da empresa o unico comunicado que obteve foi que os administradores da empresa se encontravam no Brasil e que nada poderia ser resolvido.
O Sindicato programou um plenário para o dia 2 de Janeiro com as trabalhadoras.
Nesse dia no decorrer da reunião dos trabalhadores dentro do que era normal,a Dietista da Maternidade(sem nada ter haver com a empresa concessionaria),tentou violar os direitos do trabalhadores fazendo ameaças e chamando nomes ás funcionárias,visto que ninguém obdeceu ás suas ordens chamou a PSP.
Sem exito,pois a policia nada poderia fazer senão indentificar o nosso camarada Presidente do nosso sindicato e é claro a Dietista Dra.Maria João e o plenário decorreu sem qualquer problema.
O sindicato decidiu meter uma acção cautelar em tribunal contra a empresa Nordigal,SA.
A audiência decorreu no passado dia 17 de Janeiro,em que foi bastante favoravel ás trabalhadoras que estam impedidas de entrar nas instalações da cozinha desde o dia 3 de Janeiro,cumprindo assim o horário laboral ás portas da mesma,aguardando a decisão do tribunal.
Visto que uma das testemunhas das funcionarias ser a delegada sindical,que desde eleita como tal fez frente á empresa em todos estes problemas,recebeu uma carta registada a comunicar-lhe que só exerce as suas funções como cozinheira até ao dia 31 de Janeiro de 2008,sendo justificativo o seu despedimento por extinção do seu local de trabalho."Uma coisa fora de serie e muito á frente e fora da lei".
A Nordigal,Sa é uma empresa que na Maternidade Bissaya Barreto não cumpre os dieitos dos trabalhadores,á dois anos que não nos pagam o subsidio de alimentação no subsidio e na retibuição das férias.
Todas as funcionárias admitidas por esta empresa,estam com a categoria de emp.de refeitorio pagando-lhe assim ordenados inferiores as funções que exercem.
Não lhe pagam o subsidio noturno apartir das 20h.
Quer implementar as 12h diarias a todas as funcionárias,fazendo represálias,pressão e ameaças.
CAROS CAMARADAS é uma vergonha!!!
Como funcionária da Maternidade á tantos anos,dando a cara por esta empresa á dois anos,exercendo a minha função com toda a responsavelidade,porque adoro o que faço,estar a passar por este pedaço de vida que eles pouco se importantam.
Como é possivel em tantos anos não existirem processos disciplinares contra as tres empregadas e estarem a ser transferidas?Como é possivel existir pessoal a contrato e não ser transferido?
Como é possivel estarem a despedir uma cozinheira sem motivos,sendo ela a ir fazer falta para o bom funcionamento da cozinha?
Nos tempos de hoje,mais vale ser um excelente profissional,ou ser um excelente lambe botas?
Enfim...
Obrigado Camaradas!
Darei mais noticias,sobre esta triste situação.
A luta continua....

Vítor Ramalho disse...

Tomei a liberdade de fazer um poste sobre o seu comentário.
http://almapatria-patriaalma.blogspot.com/2008/01/contra-o-capital-luta-radical.html

Estamos disponíveis para ajudar no que for preciso.

coimbra@resistente.org

Anónimo disse...

Mais uma vez MUITO OBRIGADO!
De uma certa,quando existem injustiças,faz-nos sentir bem ver a nosso problema a ser divulgado.
Hoje a situação foi noticiada no Diário de Coimbra e no Jornal das Beiras,alguns dos jornais que li.
Cumprimentos.

Vítor Ramalho disse...

O importante é não desistir.
Como lhe disse estamos disponíveis para ajudar, por exemplo distribuir um comunicada na altura das visitas.
Portanto estejam à vontade caso necessitem usem o mail que deixei aqui ou o telemóvel 9614488375.

Anónimo disse...

Obrigado!!!
Não tarda a decisão do Tribunal deve estar a sair.
Darei noticias.
Abraço.

Vítor Ramalho disse...

«...Se o proletário resiste e se esta resistência toma a forma de uma ofensiva violenta, não foi ele quem a começou; a opressão ou a exploração capitalista está em primeiro lugar» CHARLES MAURRAS