quinta-feira, fevereiro 14, 2008

DRESDEN


Porque é preciso recordar.
O texto foi retirado daqui embora muito suave a roçar o politicamente correcto mostra que a verdade começa nalguns casos a ser conhecida.
O Bombardeamento de Dresden ocorreu em 13 a 15 de Fevereiro de 1945, foi levado a cabo pela Força Aérea Real (RAF) e pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF).
Causou a morte de 25 a 40 mil pessoas segundo as estatísticas do pós guerra, no entanto há indícios de que os verdadeiros números chegariam a perto dos 200 mil mortos, sabendo-se também a violação de muitas das mulheres que lá viviam por parte do russos. O Bombardeamento aliado de Dresden processou-se em 3 vagas sendo a primeira da responsabilidade da RAF (Inglaterra) e as outras duas da responsabilidade da USAAF. Os ingleses e os americanos bombardearam a cidade com mais de 3500 toneladas de bombas. Uma forma de vingança contra o bombardeamento sofrido em Londres no início da grande guerra. Assim também fizeram os americanos em Nagasaki e Hiroshima.
Dresden ficou famosa não só pelo ocorrido mas também por ser uma cidade neutra, contra a guerra e o nazismo, onde só havia refugiados (de varias outras cidades e inclusive judeus), desertores de todas as regiões (nazistas e russos), mulheres e crianças. Segundo relatos do comando da RFA a cidade era portadora de várias fábricas de munições, novos armamentos e aviões, o que veria a provar tratar-se de uma mentira. O bombardeamento é conhecido por alguns como "massacre de Dresden", devido aos quase 200 mil mortos em poucas horas.
O uso cruel de bombas incendiárias causou morte por queimadura mas também por sufocamento. Os incêndios eram tão intensos que sugavam todo o oxigénio da atmosfera. A cidade não tinha evidências de ter nenhum impacto na produção de armas, e sua destruição aparentemente objectivava aterrorizar as pessoas.
Dresden foi quase integralmente varrida do mapa por um intenso e cruel bombardeio aéreo decretado pelos aliados anglo-saxões, ocasião em que a RAF e a Força Aérea americana se rivalizaram, durante três dias seguidos, entre 13 e15 de Fevereiro de 1945, em tocar fogo em tudo que era vivo ou representava arte e cultura. Cometeram eles, além de um acto inumano, um dos maiores crimes de lesa cultura de todos os tempos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não esquecemos.