segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Kosovo: Uma acta secreta com instruções dos USA à CEE


Estala na cidade de Lubiana (capital da Eslovénia ex Jugoslávia) um caso incrível de vassalagem da Europa em relação a Washington. O jornal lubiano Dnevnik publica detalhadamente um conteúdo de uma carta secreta a propósito da qual a oposição fez uma interpelação no parlamento.
A acta demonstra uma coordenação directa entre Washington e Lubiana sobre o futuro imediato do Kosovo e sobre os passos a tomar para garantir a sua independência, com a presença europeia e a legitimação da ONU, precisamente durante a presidência eslovena. As instruções são dadas por Daniel Fried ajudante de Condoleeza Rice a um alto diplomata esloveno Mitja Drobnic, que acompanhado pelo embaixador Samuel Zbogar foi recebido no departamento de estado norte-americano no passado dia 24 de Dezembro. Instruções detalhadas, são então debatidas; como e onde o seu reconhecimento e a chegada de uma missão civil internacional (ICO) convidada pelo parlamento kosovar, depois da sua declaração de independência e segundo uma agenda estabelecida e aprovada de antemão em Washington.
A vice de Fried, Rosemary DiCarlo chega mesmo a revelar que o parlamento kosovar foi aconselhado a declarar a independência a um domingo para que a Rússia não tenha tempo para convocar o Conselho de Segurança.
A prova irrefutável de uma preparação meticulosa, conscientemente planeada pelos Estados Unidos e delegada depois à Eslovénia e aos países europeus dispostos a reconhecer rapidamente Pristina. Mesmo que alguns países europeus não estejam dispostos (talvez seis) a reconhecer para já a independência do Kosovo, isso não constitui problema para Washington, basta que sejam quinze dos vinte e sete e o saldo será excelente.
Fried aconselha mesmo à sua visita que a Eslovénia seja enquanto presidente da União Europeia o primeiro pais a reconhecer Pristina.
O escândalo colhe de surpresa o Ministro dos Assuntos Exteriores, Dimitrij Rupel que não controla a fuga de informação do seu ministério e que momentaneamente nada comentou. O primeiro-ministro Jansa não nega a autenticidade do documento, mas nega que haja pressões americanas sobre a Eslovénia. O embaixador Zbogar é convocado imediatamente.
A interferência norte americana não termina no Kosovo, forma dadas também instruções relativamente a uma cimeira USA/EU a realizar em Junho. Nada de especialmente estranho, se não fora a administração Bush esperar que os seus desejos se cumpram durante a presidência dos amigos de Lubiana,isto é que a União Europeia apoie a sua lista de países "canalhas" e que os condene com firmeza. Assim deverão constar da lista países como: Irão, Síria, Filipinas e os clássicos Cuba e Venezuela. Os USA também sugerem que na declaração conjunta deve figurar o apoio à invasão do Iraque e dos esforços americanos na luta contra o “terrorismo”.

FONTE

Sem comentários: