terça-feira, fevereiro 05, 2008

Co-incineração na Secil em risco de parar


A co-incineração na cimenteira da Secil pode ser interrompida no prazo de 48 horas se o Tribunal de Almada ceder ao pedido de providência cautelar, interposta ontem pelas câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra. As autarquias pedem a suspensão de eficácia das licenças ambiental de instalação e de exploração da cimenteira, invocando "graves problemas para a saúde pública".

As três câmaras apresentaram excertos de um estudo do Departamento de Zoologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, coordenado pelo professor Carlos Palmeira, onde é garantido que "em qualquer ambiente onde a concentração de dioxinas for elevada, estamos perante um grave problema de saúde pública".

Um novo dado que, segundo o advogado das três câmaras, Castanheira Barros, leva a que a acção agora apresentada não seja considerada uma reedição da anterior providência cautelar recusada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada.

Segundo Castanheira Barros, o estudo agora apresentado sustenta que uma exposição prolongada do pulmão a pequenas concentrações de dioxinas tem efeitos altamente tóxicos, provocando a morte de células. O argumento leva o advogado Castanheira Barros a "apostar forte" na providência cautelar, anexando o estudo aos já realizados, nos quais se conclui que os efeitos das emissões de poluentes orgânicos altamente cancerígenos subsistem pelo menos durante 30 anos.

FONTE

6 comentários:

Anónimo disse...

"em qualquer ambiente onde a concentração de dioxinas for elevada, estamos perante um grave problema de saúde pública"

De facto...é a mais puras das verdades...

Mas já agora o que são "Concentração de dioxinas elevadas"???
E em que parte desta afirmação entram as cimenteiras???
Qual o valor de emissão de dioxinas das cimenteiras em Portugal???

Anónimo disse...

Vá viver para Souselas e percebe logo

CASTANHEIRA BARROS disse...

O estudo do Professor Doutor Carlos Palmeira conclui ainda e passo a citar que « a exposição prolongada a pequenas concentrações de dioxinas leva à morte das células » .

Felicito o Vitor Ramalho pela tenacidade com que vem lutando pela aplicação da Convenção de estocolmo, ou seja, contra a co-incineração de resíduos perigosos em cimenteiras .

Anónimo disse...

Ao Dr. Castanheira de Barros deixo as questões...a que ninguém ainda me conseguiu responder...

- O que são "Concentração de dioxinas elevadas"???
- E em que parte desta afirmação entram as cimenteiras???
- Qual o valor de emissão de dioxinas das cimenteiras em Portugal???

Vítor Ramalho disse...

O anónimo pode afirmar que com a co-incineração não vão haver emissões de dioxinas?
O anónimo afirmar que o cimento produzido não vai ser prejudicial para a saúde?
O anónimo tem acções nalguma cimenteira?

Anónimo disse...

Como técnico da área do ambiente, ...à já alguns anos...e que mora em Palmela estristesse-me que "cheios de moralismos" e "preocupações com o ambiente"...levantem questões as quais não conseguem esclarecer (NOTA: Não se preocupam mais do que eu...que que giro a minha vida profissional numa defesa do mesmo 24 h/dia)...

Façam como eu...porque não vão visitar uma as cimenteiras...e vejam como trabalham...todos os anos vou visitar a cimenteira do Outão...lá para Julho costuma ter uma semana de Portas Abertas...

Caso eu esteja enganado peço que respondam às questões ao Dr. Castanheira de Barros...pode ser que esteja enganado...

UM bem hajam...