quarta-feira, fevereiro 06, 2008

CASTELO BRANCO - Pobreza encapotada nos bairros da cidade


O DIÁRIO AS BEIRAS fez uma ronda pelas associações dos bairros de Castelo Branco e verificou que existem vários focos de pobreza. Os dirigentes reconhecem o problema.
Os pobres existem! E estão em toda parte. É preciso dar-se conta da existência deles. A expressão “os pobres” provoca, nos países ricos, o mesmo efeito que nos antigos romanos provocava a expressão “os bárbaros”: confusão, pânico. Eles empenhavam-se em construir muralhas e enviar exércitos para as fronteiras para vigiá-los; o sistema faz a mesma coisa de outro modo. Entretanto, a história mostra que tudo isso é inútil.
A pobreza está aí e é impossível esconde-la porque por cada fabrica que fecha por cada supranumerário, por cada despedimento, por cada salário de miséria o numero aumenta.
As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no nosso país atingiram actualmente proporções verdadeiramente chocantes.
Não basta aos governos distribuírem comida ou o rendimento mínimo, a caridadezinha tem de acabar. Necessitamos de um politica de emprego mais eficaz, de salários mais justos enfim de uma verdadeira politica social, a meta pobreza zero é possível.

Sem comentários: