domingo, fevereiro 24, 2008

Hugo Chávez: “A Venezuela não reconhecerá o Kosovo”


O presidente Hugo Chávez anunciou que o seu governo não reconhece a independência do Kosovo e apelou a outros países que não reconhecessem a decisão unilateral que tomaram os kosovares. “Não reconhecemos a independência do Kosovo… protestamos contra isso”, afirmou Chávez num discurso emitido pelas cadeias de rádio e televisão.
O mandatário expressou que era “sumariamente perigosa” a decisão de independência tomada pelos kosovares porque “pode culminar num novo desastre” e desencadear uma guerra na região. “Não compreendo como existem países que aceitam isto. Será que a Itália, por exemplo, gostaria que… o sul da Itália se declarasse independente, que um congresso regional se declarasse independente, (gostariam) a França, a Inglaterra ou algum país da América Latina”, expressou o mandatário.
Os Estados Unidos foram um dos países que reconheceram a independência do Kosovo, declarada Domingo, outros países que a reconheceram foram também a Grã Bretanha, a França e a Alemanha.
“Fazemos um apelo a que não seja reconhecido, utilizem os mecanismos de diálogo político… e que esta decisão seja revogada. O Kosovo é uma região da Sérvia, isso está reconhecido pela história e pela geografia, não se pode aceitar este acto”, acrescentou ainda.
Atribuiu também a decisão dos kosovares a um “plano imperial para continuar a debilitar os países do mundo”.

2 comentários:

Anónimo disse...

manif sexta feira 29 fev
18h em frente ao parlamento
contra o imperialismo americano
pela europa das naçoes!

www.pnr.pt

Anónimo disse...

Sabias palabras