sábado, fevereiro 02, 2008

É só democracia


Técnicos superiores da CCDRC foram substituídos depois de se terem recusado a alterar – como teriam solicitado o presidente e o vice-presidente da comissão - o parecer negativo a todas as propostas de traçado de TGV, ente Alcobaça e Pombal. Isto cinco dias depois de o documento ter sido aprovado superiormente.
Ou mudas ou sais, ou calas ou és saneado.
Este governo vai ficar conhecido por misturar na perfeição o mais execrável da direita com a perseguição politica tipo Estaline.

1 comentário:

Anónimo disse...

O TGV não se justifica para um percurso Lisboa-Porto, porque a sua velocidade de cruzeiro ronda os 300 km por hora e já atingiu 575 no passado ano numa experiência em França. Será de esperar por isso que a sua velocidade venha a aumentar num futuro não muito longínquo.

350 Km (+/-) é a distância que separam Lisboa do Porto, portanto seria cerca de uma hora de viagem, mas como vai haver 3 ou 4 paragens irá demorar mais, por isso, o "Alfa Pendular" satisfaz plenamente neste percurso, e, para que as suas potencialidades fossem aproveitadas, obras no melhoramento da linha deveriam ser feitas ainda.

Assim, o TGV não precisaria de passar por Alcobaça e o problema não existiria.

Sabiam que o "Alfa Pendular" já chega a Faro? e que tem uma paragem em Alcácer do Sal? Porquê? será que a cidade o justifica? que entram ou saem aí muitos passageiros? Não acredito, mesmo sem ver as estatísticas! Então porquê essa paragem? A linha no local é bastante sinuosa, pelo que o "Alfa" teria sempre que reduzir muito a velocidade, por isso, para o justificar, faz-se aí uma paragem.

A ligação por TGV só se poderá justificar no troço de Lisboa a Badajoz, para nos ligar a Madrid e à Europa e nem precisa de paragens, podendo ter o seu terminal no novo aeroporto de Alcochete. Daí até Lisboa uma ligação por metro seria o mais conveniente, pois distribuiria os passageiros do aeroporto e da gare do TGV pelos vários pontos da cidade.

Infelizmente, já se decidiu ampliar a Gare do Oriente para receber o TGV e calculo que vai gastar-se uma "pipa de massa".