sexta-feira, agosto 14, 2009

14 de Agosto


A Batalha de Aljubarrota decorreu no final da tarde de 14 de Agosto de 1385 entre tropas portuguesas, comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, e o exército castelhano de D. Juan I de Castela. A batalha deu-se no campo de São Jorge, nas imediações da vila de Aljubarrota, entre as localidades de Leiria e Alcobaça, no centro de Portugal. O resultado foi uma derrota definitiva dos castelhanos, o fim da crise de 1383-1385 e a consolidação de D. João I como rei de Portugal, o primeiro da dinastia de Avis.
Para comemorar este dia os nacionalistas de Coimbra resolveram no ano passado fazer um jantar comemorativo que o PNR em boa hora apadrinhou.
A partir desse dia um grupo de nacionalistas resolveu meter mãos à obra e iniciar um núcleo distrital.
Hoje passado um ano podemos dizer com segurança que o dever foi cumprido, sem falsas modéstias e cientes que muito ainda há que trabalhar. Pela primeira vez foi possível levar propaganda do PNR a todos os concelhos do Distrito e formar células em Coimbra, Cantanhede e Figueira da Foz.
Sabemos de antemão que o partido vai continuar a crescer nesta zona e estamos altamente motivados para a campanha das legislativas.
Em meu nome pessoal e em nome do PNR deixo uma palavra de apreço para todos os que têm colaborado nas acções de campanha, é com imenso orgulho que caminhei, caminho e caminharei ao vosso lado.

Sem comentários: