quarta-feira, agosto 19, 2009

Trabalhadores em luta


Crise no porto de Aveiro pode alastrar a outros portos nacionais
A crise laboral no porto de Aveiro poderá alastrar a outros portos nacionais com "formas de greve que podem vir a ser decretadas", disse hoje à Lusa o advogado da Fesmarpor, a confederação dos sindicatos marítimos e portuários.

A Fesmarpor congrega também os sindicatos dos trabalhadores portuários de Lisboa, Setúbal, Figueira da Foz e Viana do Castelo, além de Aveiro, estes na terceira semana de greve em protesto contra o não pagamento do subsídio de férias por parte da Empresa de Trabalho Portuário de Aveiro, a empresa de mão-de-obra portuária.

A Fesmarpor salienta que, "se é verdade que [a greve pode acarretar] prejuízos diários de 500 mil euros no porto de Aveiro, não é menos verdade que apenas uma terça parte do prejuízo de um só dia de greve chegaria para pagar a todos os trabalhadores portuários o montante do subsídio de férias".

Num país onde se praticam salários de miséria é revoltante que não se paguem os ordenados a tempo e horas.

Muitas empresas estão a aproveitar a crise para arranjar formas de fechar ou no mínimo despedir funcionários ou pressioná-los a despedirem-se, para depois poderem contratar por mais baixos salários.

1 comentário:

Anónimo disse...

A redução dos Trabalhadores Efectivos é a causa que os move, para depois (contratar??), a belo prazer mão de obra precária, sem vínculo, e que lhes possa encher ainda mais os bolsos.O País está entregue a estes TUBARÕES.
O nosso 25 de Abril está adormecido, acordai trabalhadores.