quinta-feira, agosto 13, 2009

Autarquia Sem Precários


Os Precári@s-Inflexíveis lançaram a iniciativa Autarquia Sem Precários, no passado dia 28 de Julho. O objectivo é traçar o retrato da precariedade no trabalho tutelado pelas autarquias em Portugal e obrigar ao posicionamento de quem tem responsabilidades.

Infelizmente, sabemos que há motivos de sobra para esta campanha. O Estado, que tem especiais responsabilidades, recorre crescentemente à intermediação de empresas de trabalho temporário, ao uso abusivo de (falsos) recibos verdes, aos estágios ou contratos a prazo para funções permanentes. Em ministérios, serviços e institutos públicos ou programas governamentais, mas também no poder autárquico, nas Câmaras ou nas empresas municipais, é conhecido o recurso crescente a vínculos precários.

Enviámos cartas aos presidentes de todas as Câmaras Municipais do país, pedindo informação sobre a existência ou não de vínculos laborais precários nas suas autarquias e, sobretudo, convidámos estes autarcas a assumir o compromisso de não recorrer ao trabalho precário nas autarquias a que presidem.

Mas apostamos tudo nas vozes que se ouvem pouco. E sabemos que só elas podem forçar mudanças urgentes. Queremos quebrar o medo que esconde todas as histórias de precariedade por esse país fora, por isso apelamos aos trabalhadores e trabalhadoras das autarquias e a toda a gente que conhece situações de precariedade nas Câmaras ou empresas municipais que deixe o seu testemunho aqui.

No site faremos actualizações dos resultados da campanha. Um mapa do país assinala todas as autarquias e a informação que resulta dos contactos recolhidos e da força da iniciativa. As autarquias serão classificadas consoante as respostas recolhidas aos Presidentes de Câmara ou dos testemunhos que nos forem chegando.

A força desta iniciativa e o contributo que ela pode dar para revelar a dimensão e enfrentar a precariedade nas autarquias depende da participação de toda a gente!

Partilha as histórias de precariedade que conheces nas Câmaras ou empresas municipais e divulga esta iniciativa! Ainda estamos só a começar e já nos chegaram várias histórias que estavam por contar e que não podem continuar escondidas!

Vamos a isto! Não é possível aceitar que a precariedade seja o único futuro possível - nas autarquias, no Estado ou em qualquer sector do mundo do trabalho!

FONTE

Sem comentários: