sexta-feira, agosto 14, 2009

Israel matou civis com bandeiras brancas


O exército israelita matou 11 civis palestinianos quando eles empunhavam uma bandeira branca, durante a sua ofensiva de Dezembro/Janeiro na Faixa de Gaza.
Entre os 11 civis palestianos encontravam-se cinco mulheres e quatro crianços e foram feridos, pelo menos, outras oito pessoas que agitavam uma bandeira branca para serem poupados à ofensiva, denuncia a Human Rights Watch (HRW) num relatório divulgado hoje, quinta-feira, que tem por base testemunhos, exames médicos e balísticos.
"Estes civis estavam em grupos e agitavam uma 't-shirt' ou um lenço. Não havia qualquer combatente palestiniano nas imediações naquela altura", sublinha a HRW, que apela ao exército israelita para abrir um inquérito sobre as referidas mortes.
A HRW revela ainda que aqueles 11 civis não serviram de escudos humanos aos combatentes do movimento islamita Hamas e também não foram vítimas de troca de tiros.
"No melhor dos casos, os soldados israelitas não tomaram as precauções necessárias para distinguir os civis dos combatentes antes de disparar, como exigem as leis da guerra", adianta a organização.
"No pior dos casos, eles deliberadamente atacaram civis e são assim responsáveis por crimes de guerra", defende.
O exército israelita abriu 14 inquéritos contra soldados suspeitos de conduta criminal durante a ofensiva na Faixa de Gaza.
Este relatório é o sexto desta organização de defesa dos direitos humanos sobre a operação israelita.
Em quatro dos relatórios anteriores, a HRW criticou Israel por ter violado as regras do direito internacional que obrigam um beligerante a distinguir entre alvos civis e militares.
Um quinto relatório qualificou de "crimes de guerra" o disparo de "rockets" pelo Hamas contra civis israelitas.
Segundo os serviços de saúde palestinianos, 1.400 palestinianos foram mortos e cerca de cinco mil feridos durante a ofensiva militar israelita contra o Hamas na Faixa de Gaza.

FONTE

Sem comentários: