terça-feira, agosto 04, 2009

Crise! Qual crise?


Os lucros semestrais dos cinco grandes bancos do mercado português, BES, BCP, BPI, CGD e Santander Totta, subiram 24 por cento, em termos homólogos, para 1.067 milhões de euros, ou seja, quase seis milhões de euros por dia.
Portugal detém a condição de país mais desigual da UE e de portador de maior índice de pobreza relativa, com um valor que há anos estabilizou nos 20/21 por cento, o que se traduz com dois milhões de portugueses a rendimentos inferiores a metade do rendimento médio nacional, em contrapartida 25% do que se produz está nas mãos de cem pessoas, o salário mínimo também já é o mais baixo ou um dos mais baixos da UE.
No entanto e apesar da crise vemos que nem todos precisaram de apertar o cinto. Vemos que enquanto pequenas e médias empresas fecham todos os dias sem que o governo se preocupe, o sistema corre logo a ajudar os amigalhaços da banca quando algo corre mal.
Os nacionalistas defendem que o capital deve estar submetido ao trabalho, que a justiça social tem que ser uma realidade e não um mero conjunto de palavras, das quais os políticos do sistema só se lembram em altura de eleições ou quando estão na oposição.
No entanto mais uma vez temos que lembrar “o Triunfo dos Porcos”, porque neste sistema alguns são mesmo mais iguais que outros, porque neste sistema enquanto alguns passam fome, outros não param de enriquecer, porque a crise é só para o povo. Voltando a lembrar George Orwell “Numa era em que a mentira é universal, dizer a verdade é um acto revolucionário” e porque nacionalistas e porque revolucionários, porque fazemos nossa a causa do povo, nunca nos vamos calar e vamos continuara dizer em voz bem alta aquilo que o povo já diz em surdina.

Sem comentários: