sexta-feira, agosto 14, 2009

Miranda do Corvo - Prevenção de fogos "tropeça"na falta de combustível


A Associação Portuguesa de Emergência e Rádio (APER), sediada em Lisboa, conta com uma secção na freguesia de Rio de Vide, cuja equipa foi apresentada recentemente, na localidade da Pedreira, numa sessão que contou com a presença de dirigentes nacionais daquele organismo.


A equipa é constituída por nove voluntários e um jipe, equipado com um kit de primeira intervenção, que cedido temporariamente pela Junta de Freguesia de Rio de Vide, autarquia que também suportou os custos com o fardamento. Efectuar acções de vigilância e prevenção de fogos florestais em todo o concelho é o objectivo desta nova equipa, que já se encontra no terreno.

Segundo José Carlos Rodrigues, responsável pela delegação e comandante distrital da APER, a equipa pretende estar em «permanente vigilância», o que não está a acontecer a cem por cento por «falta de verbas para o combustível».

«Tenho estado a suportar as despesas do gasóleo, mas agora vamos ter de efectuar um peditório para angariarmos verbas», referiu aquele responsável, adiantando que foi efectuado um pedido de autorização ao Governo Civil no sentido de levar a efeito essa mesma diligência.
José Carlos Rodrigues adiantou ainda que também contactou a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo para que fosse atribuído um subsídio para o combustível, solicitação que, segundo disse, se encontra em análise par parte do executivo municipal.
Criada em 1989, a APER é uma associação de solidariedade social e apoio civil, sem fins lucrativos, que vive das cotas dos sócios e do trabalho de voluntariado.

A delegação de Rio de Vide da APER irá ficar instalada num gabinete na sede da Junta de Freguesia, ao abrigo de um acordo de colaboração estabelecido entre as duas entidades.

No âmbito da parceria, a Junta de Rio de Vide cede também, a título temporário, o seu kit de incêndios florestais, que é composto por um depósito de 500 litros de água, um recipiente para espumífero ou retardante, agulhetas, motosserras e roçadora, pás de bico cortante e ancinho de quatro dentes e ainda dois extintores de pó químico, entre outro material específico.

FONTE

Sem comentários: