segunda-feira, agosto 24, 2009

Maternidade da Figueira poderá reabrir este ano


Unidade encerrou em 2006 mas está a ser equacionada a possibilidade de voltar a funcionar
A Maternidade da Figueira da Foz poderá voltar a funcionar talvez ainda este ano, segundo afirmou ao Diário de Coimbra uma médica do hospital.

O Bloco de Partos e as Urgências da Obstetrícia no Hospital da Figueira da Foz foram encerrados em Novembro de 2006, data a partir da qual começou o transporte das parturientes para as maternidades de Coimbra. Alguns bebés nasceram a caminho, na auto-estrada A14 - que alguns, com certa ironia, baptizaram mesmo de “a maternidade da Figueira da Foz”.

Este polémico encerramento fez correr muita tinta e várias pessoas tomaram posição em defesa da maternidade. Embora os partos ficassem aquém dos números preconizados pelo Ministério para o funcionamento destes serviços, eram no entanto suficientes para justificar a manutenção desta maternidade, além que haveria que ter em conta o incómodo e os gastos financeiros para os utentes de saúde em consequência do encerramento da unidade.

Ao Diário de Coimbra chegou a informação de que estarão a decorrer reuniões tendo em vista a reabertura, a curto prazo, da Maternidade da Figueira da Foz. Contactámos o Hospital para apurar a veracidade da informação, mas por ser fim-de-semana nenhum responsável estava disponível para comentar o assunto. No entanto, uma médica, que nos solicitou o anonimato, garantiu «que está tudo bem encaminhado» para que a maternidade ainda este ano volte a funcionar.

A confirmar-se a reabertura é uma vitória para os figueirenses e uma mostra de bom senso que temíamos estar perdido.
Reabertura do Bloco de Partos da Hospital da Figueira da Foz já!

Sem comentários: